• banner gov

Notícias

10/01/2020 16:01

Comemoração do Bonfim terá procissão marítima com imagem do santo

Com a primeira missa da novena celebrada na noite de quinta-feira (9), a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim já engrena a programação que culmina com a Lavagem, realizada no dia 16, e a festa, comemorada no dia 19. Os festejos, que atraem multidões todos os anos, entre turistas e baianos, deverão ser ainda mais intensos em 2020, por se tratar de ano jubilar, comemorativo dos 275 anos de devoção ao santo.

A programação também terá um diferencial.  No dia 15, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da igreja às 8 horas em direção à Ponta de Humaitá e, de lá, seguirá em translado marítimo até a Capitania dos Portos, de onde será conduzida para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia seguinte, quando é festejada a Lavagem do Bonfim, ela segue no tradicional cortejo para a Colina Sagrada sobre um caminhão ornamentado como uma caravela, para relembrar a forma como chegou à Bahia há 275 anos, junto com a imagem de Nossa Senhora da Guia, procedentes de Portugal.

"É a segunda vez que esta procissão marítima vai acontecer, por se tratar de ano jubilar", explicou o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, após missa celebrada por ele na manhã desta sexta-feira (10). "A primeira aconteceu em 1923, quando o então governador J.J. Seabra solicitou à irmandade, por ocasião do primeiro centenário da Independência, o translado na galeota que conduz o Bom Jesus dos Navegantes", acrescentou.

Turismo - Na missa desta sexta-feira, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, conduziu uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim da entrada da igreja até o altar. "A festa do Bonfim é um dos pontos altos de nosso calendário de verão e neste ano jubilar, em especial, oferece uma oportunidade única para os visitantes que participarão desta tradição", afirmou.

A novena do Senhor do Bonfim segue até o dia 18, com missas diárias celebradas às 19 horas. No dia 19, data da Festa do Bonfim, as missas começam às 5 horas. Às 10 horas, haverá missa solene presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.