• banner gov

Notícias

13/01/2020 11:01

Festa de São Benedito atrai 4 mil visitantes a Cairu

O município de Cairu, na zona turística da Costa do Dendê, comemorou, neste domingo (12),a festa de seu padroeiro, São Benedito. Depois de missa solene, celebrada das 10 horas ao meio dia pelo padre Everaldo Santos Souza, com a igreja do Convento de Santo Antonio lotada, uma multidão seguiu em procissão pelas ruas da cidade.

Além do Rei e da Rainha da festa, respectivamente Gabriela Che e Antônio Júnior Che, várias manifestações populares da região acompanharam o cortejo, a exemplo dos Reis, Marujos, Congos, Chegança, Fanfarras e a Filarmônica Centro Popular Cairuense.

O Reisado de São Benedito acontece desde a fundação de Cairu, em 1610. A tradição costuma atrair muitos visitantes das regiões circunvizinhas e de outros locais do Brasil. Na missa solene havia pessoas de Ituberá, Mairi, Nilo Peçanha, Mata de São João, Igrapiúna, Itororó e Morro de São Paulo, além de Salvador, dentre outros lugares.

Segundo dados da Secretaria do Turismo de Cairu, a festa atraiu este ano cerca de 4 mil visitantes durante sua realização, que começa com uma novena e só termina nesta terça-feira (14). "As pousadas estão lotadas, há várias famílias que recebem muitos parentes e amigos em suas casas e há muitas excursões vindo para cá", afirmou a diretora de Cultura do município, Michele Costa.

Presente à missa e ao cortejo, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, elogiou a riqueza cultural da festa e seu potencial para atrair turistas à Costa do Dendê durante a alta estação. "Esta região, que já possui um lugar tão disputado pelos turistas, como Morro de São Paulo, oferece muitas outras opções para quem deseja conhecer melhor suas belezas naturais e o rico patrimônio histórico e cultural", afirmou.

Também estiveram presentes na missa a secretária estadual de Cultura, Arany Santana, o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - Ipac, João Carlos de Oliveira, e os deputados Daniel Almeida e Rosemberg Pinto, além do prefeito de Cairu, Fernando Brito, e da secretária de Turismo do município, Diana Farias, dentre outros.

Da Secretaria do Turismo do Estado esteve presente ainda o historiador Rafael Dantas. Um dos pontos altos da comemoração é a troca da coroa e descida da bandeira de São Benedito, que acontece no meio da tarde. Depois da missa solene, são distribuídos tradicionalmente os pãezinhos de São Benedito, que segundo os devotos garantem fartura o ano inteiro.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.