• Banner para acesso ao site bahia.com.br
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Parlamento Feminista

Notícias

15/01/2020 11:01

Estados do Nordeste se unem para ampliar fluxo de turistas estrangeiros


 

Fortalecer o turismo na região Nordeste tem sido uma das bandeiras defendidas pelos secretários de Turismo dos nove estados da região. Para isso, uma agenda de reuniões entre eles têm sido mantida desde a feira internacional Abav Expo, que ocorreu em São Paulo, em setembro de 2019.

 

Na tarde desta terça-feira (14), foram recebidos pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e depois participaram de reunião, na Secretaria de Turismo de Pernambuco, para planejar ações conjuntas visando à atração de turistas estrangeiros.

 

Durante o encontro do Fórum de Secretários Estaduais de Turismo do Nordeste, foi dado o primeiro passo para a criação de uma agenda comum de ações no mercado internacional. O objetivo é intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste.

 

"A partir da formalização do Consórcio Nordeste, um caminho diferente, de atuação em conjunto dos Estados nos foi dado. Temos atrativos em comum, todos temos praias, somos ricos culturalmente, e mais do que isso, temos desafios também comuns, problemas que podem ser tratados de maneira articulada. Acreditamos que o consórcio também pode trazer bons resultados para o turismo", afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anfitrião do encontro.

 

Entre as ações principais discutidas pelos gestores está a criação de um calendário de participação conjunta em feiras internacionais, visando mercados ainda pouco explorados pelos Estados do Nordeste, a exemplo dos Estados Unidos, França e China. Será escolhida uma marca única identificando o destino. A ação conjunta vai incluir o desenvolvimento de um plano de ações, a ser apresentado à Embratur, até o Carnaval. A ideia é apresentar ainda pleitos em comum aos Estados, também em áreas como estruturação e malha aérea.

 

Para o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, essa união de forças resultará em um Nordeste mais competitivo tanto no mercado nacional quanto no internacional, "pois belezas naturais, cultural e histórica não nos faltam. Além disso, temos um povo hospitaleiro, que sabe muito bem receber o turista. Então, temos que divulgar nossos potenciais conjuntamente para os diversos mercados, pois juntos somos mais fortes".

 

Participaram da reunião, além do gestor de Pernambuco, os secretários de Turismo Fausto Franco (BA); Ana Maria da Costa (RN); José Sales Neto (SE); Hugo Paiva Veiga (MA); Gustavo Costa Feliciano (PB); Carina Thomaz Câmara (PI); e Sandra Vila Nova (AL).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.