• banner gov

Turismo Étnico-afro

07/10/2016 12:10

Balé Folclórico apresenta cultura e tradições baianas a turistas


Às belezas naturais, arquitetura e gastronomia da Bahia soma-se um ingrediente peculiar: a cultura do seu povo. Apresentar essa cultura é o papel do Balé Folclórico da Bahia, que apresenta costumes, musicalidade e influências das religiões de matriz africana na vida dos baianos. A companhia faz apresentações diárias no Pelourinho e é grande atrativo para a agenda noturna dos turistas que visitam Salvador. 

Com 62 dançarinos, a companhia tem repertório com 13 coreografias caracterizadas por danças com movimentos precisos e muito colorido. As mais representadas são a Corte de Oxalá (apresenta orixás, suas danças e características), Afixirê (dança da alegria), Capoeira, Maculelê (dança criada pelos escravos negros do Recôncavo Baiano) e Puxada de Rede (manifestação popular inspirada na pesca e em homenagens ao orixá Iemanjá).

Em quase 30 anos de trajetória, o Balé Folclórico da Bahia levou a cultura baiana a todo o Brasil e a mais de 20 países, incluindo Canadá, Alemanha, África do Sul, França e Estados Unidos. Atualmente, o grupo se prepara para a turnê internacional de três meses que vai contemplar Estados Unidos e Canadá, em 2017, mas a viagem não interrompe as apresentações de todos os dias, no Teatro Miguel Santana. 

Os ingressos para as apresentações custam R$ 50 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Miguel Santana, antes dos espetáculos, que têm início às 20h. Turistas também podem incluir as apresentações nos pacotes adquiridos em agências de viagens de todo o país. 

Serviço 

 Apresentações do Balé Folclórico da Bahia
Onde? Teatro Miguel Santana (Rua Gregório de Matos, nº 49 - Pelourinho)
Quando? Todos os dias, às 20h
Quanto? R$ 50 (entradas adquiridas na bilheteria do teatro ou junto com os pacotes em agências de viagens)

Repórter: Ana Paula Cabral
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.