• banner gov

Notícias

12/09/2017 17:09

Cachoeira recebe ações para fortalecimento do Turismo Étnico-afro


O fortalecimento do turismo étnico-afro em Cachoeira é o objetivo de cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) a grupos de empreendedores do município localizado a 110 quilômetros de Salvador. Nesta terça-feira (12), noções conceituais de turismo foram discutidas no Cine Theatro Cachoeirano.

A última etapa da qualificação será realizada no próximo dia 26, quando a relação entre turismo e cidadania será tema do encontro com empreendedores, líderes de grupos culturais, capoeiristas e o povo dos terreiros de Candomblé, dentre outros. Nesse dia, serão trabalhados temas como o Código de Ética Internacional para o Turismo e o Estatuto da Igualdade Racial. Os cursos têm apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira.

Formação de rede

Iniciada no último dia 29 de agosto, com uma oficina sobre a construção de redes de empreendedorismo negro, a ação da Setur visa ao aprimoramento das atividades relacionadas ao turismo étnico-afro em Cachoeira, que tem dentre seus principais atrativos turísticos a herança cultural afro-brasileira e as religiões de matriz africana.

Através da valorização da cultura e estímulo ao empreendedorismo, a Setur trabalha na formação de redes de Turismo Étnico-afro da Bahia, que têm entre seus objetivos o desenvolvimento econômico das comunidades negras. Entre as ações desenvolvidas pelos grupos estão a estruturação de roteiros e o mapeamento de atrativos que colaborem com a ampliação do fluxo turístico.

O trabalho já resultou na formação de 12 redes - localizadas em seis zonas turísticas – que agregam mais de 2 mil empreendimentos. Destes, cerca de 50 estão situados em Cachoeira, na Baía de Todos-os-Santos.

 Repórter: Ana Paula Cabral

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.