• banner gov

Notícias

21/06/2018 15:06

Festas de São João fortalecem atividade turística na Bahia


 

Forte tradição cultural na Bahia, as festas juninas abrangem mais de 300 cidades em todo o Estado e são um produto turístico competitivo que guarda preservadas originais características da celebração regional. Para valorizar ainda mais essa história que inclui Santo Antônio, São João e São Pedro, o Governo do Estado apoia os festejos em mais de 160 cidades. 

 

A expressividade da festa está demonstrada em estimativa do turismo interno e excursionistas que, juntos, vão somar cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o território baiano, de acordo com estimativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). Este período gera receita estimada de R$ 700 milhões e cerca de 140 mil empregos temporários.

 

Dentre os municípios contemplados pelo apoio do governo estadual estão Amargosa e Santo Antônio de Jesus, responsáveis por algumas das maiores festas do São João da Bahia. As administrações municipais calculam que a festa vai movimentar cerca de 100 mil pessoas em cada município, entre esta quinta-feira (21) e domingo (24).  A taxa de ocupação hoteleira será de 100% nas duas cidades.

 

Amargosa terá shows a partir desta quinta (21), e a prefeitura estima geração de 500 empregos temporários nos setores de comércio e serviços, além de injetar em torno de R$ 15 milhões na economia. De frente para o palco que vai receber atrações como Flávio José e Elba Ramalho, a Pousada do Bosque teve as 30 suítes reservadas ainda no mês de março. “Abrimos a venda de pacotes no dia 1º de março e no dia 18 já tínhamos garantido 100%”, informa o proprietário Adailson Cerqueira.

 

Na pousada Joia do Vale, 16 apartamentos estão ocupados.  Restam apenas três para quem ainda procura vagas para hospedagem no município, onde também é realizado o Forró do Piu Piu – festa privada com shows de Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Daniel Vieira, na Fazenda Colibri.

 

Já em Santo Antônio de Jesus, a festa começou na quarta-feira (20) e segue até domingo (24), com apresentações de Luan Santana, Dorgival Dantas e outras atrações. A cidade também sedia o Forró do Lago, festa de camisa com Marília Mendonça e Wesley Safadão.

 

O período de festas juninas é responsável pela geração de cerca de mil empregos temporários na rede hoteleira, restaurantes, lojas de vestuário, feiras livres e ambulantes, segundo Rui Tourinho, presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus e região.

 

Há poucas vagas para quem deixou a organização da viagem para a última hora. O Pena Branca Hotel, por exemplo, ainda tem disponíveis sete apartamentos, com sala e minicozinha, mas o gerente Edmilson Fonseca acredita fechar reservas até o fim de semana. Os demais 98 apartamentos estão reservados. O Parati Palace Hotel figura entre os hotéis lotados, segundo a gerente Lílian Santana.


Repórter: Ana Paula Cabral


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.