Turismo Religioso

01/07/2015 17:07

Romarias aquecem Turismo Religioso na região Oeste

Dotada de belezas naturais como cachoeiras, cavernas e pinturas rupestres, a zona turística Caminhos do Oeste oferece aos visitantes variadas opções de atrativos tanto para quem busca aventura quanto sossego e turismo religioso. Neste mês de julho, turistas e devotos participam de duas das mais tradicionais manifestações religiosas da região.

Nesta quinta-feira (2/7), data em que se comemora a Independência da Bahia, no povoado de Cantinho, na zona rural de Barreiras, acontece a Festa do Cantinho do Senhor dos Aflitos. A expectativa é que a romaria atraia oito mil pessoas, dentre elas devotos de regiões circunvizinhas, Brasília e Goiânia. Missas, batizados e procissão fazem parte da programação.

A festa é marcada por uma caminhada de 18 quilômetros, com saída à meia-noite de quinta-feira, da Igreja de São João Batista, no centro de Barreiras. Cerca de três mil devotos reúnem-se e rumam em direção ao povoado. Durante a caminhada, outras pessoas juntam-se ao grupo, e, numa demonstração de fé e devoção, seguem entoando cânticos, fazendo orações e leituras. A chegada à capela onde está a imagem do santo ocorre por volta das 4h, quando os peregrinos ajoelham-se diante do Senhor dos Aflitos, pagam promessas, rezam em agradecimento e renovam os pedidos de graças.

História da devoção – Várias são as versões para o início da devoção. Uma delasconta que a imagem do Senhor dos Aflitos, um belo crucifixo, veio de Portugal trazida por Francisco e José Ayres da Fonseca. Conta-se também que padres missionários, eremitas, monges, boiadeiros e tropeiros teriam deixado a imagem naquele lugar, e que vaqueiros e caçadores começaram a devoção. Outra versão diz que, depois da construção da capela, a imagem foi levada para ser restaurada em Barra do Rio Grande. Pelos trabalhos de restauração e pelas dificuldades de transporte, a imagem do Senhor dos Aflitos demorou mais do que o previsto, havendo uma grande festa na sua chegada, no dia 2 de julho. A partir de então, os festejos repetiram-se todos os anos.

Turismo – A cidade de Barreiras, localizada a 854 quilômetros de Salvador, abriga um verdadeiro paraí­so ecológico, com rios, corredeiras, cachoeiras, veredas, serras e vales. Praticar canoagem ou andar de jet-ski no Rio Grande, fazer boiacross no Rio de Ondas, andar em trilhas na caatinga e apreciar as cachoeiras do Acaba Vida e Redondo são algumas das opções. A companhia de um guia turístico é o ideal para explorar as belezas da região.

Bom Jesus da Lapa reúne devotos na romaria da Terra e das Águas

Conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, Bom Jesus da Lapa, um dos principais destinos turísticos do turismo religioso do país, realiza, de sexta-feira (3/7) a domingo (5/5), a romaria da Terra e das Águas. Com o tema Defender as Águas, um direito sagrado, o evento, que reúne cerca de sete mil romeiros, propõe debates e reflexões sobre a temática da água, com missas e Via Sacra, dentre outras celebrações.

Na sexta-feira (3), a programação tem início às 8h, com uma recepção permanente durante todo o dia, na Casa dos Padres. Os romeiros concentram-se às 18h30, na Esplanada, para participar da Missa de Abertura, às 19h. Já no sábado (4), as atividades começam às 5h, com o Ofício de Nossa Senhora, na Esplanada, e debates e reflexões serão realizados às 8 h, em diversos locais da cidade.

Às 14h, acontece a Celebração da Misericórdia, na Gruta da Soledade. O destaque do dia é a Via Sacra, que tem saída da Esplanada com caminhada em direção ao Rio São Francisco, a partir das 16h. No dia de encerramento, domingo (5), a programação reserva aos devotos a Missa da Ressurreição, às 5h30, na Esplanada. Os romeiros participam ainda do Plenário, às 8 h, na Gruta da Soledade.

Capital da Fé - O município, que fica localizado a 902 quilômetros de Salvador, realiza a terceira maior romaria do Brasil, a do Bom Jesus que, este ano, acontece de 28 de julho a 6 de agosto. Durante o evento, Bom Jesus da Lapa costuma atrair 300 mil visitantes de todo o país.