• Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Histórico

História da Setur

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) tem origem na antiga Secretaria da Cultura e Turismo, criada em 1995 para apoiar a cultura, preservar a memória e patrimônio cultural do Estado, além de impulsionar o desenvolvimento do turismo. No final de 2006, os dois segmentos foram dissociados por meio da Lei Estadual 10.549, que criou a Setur.

Com a finalidade de planejar, coordenar e executar políticas de promoção e fomento ao turismo, a Setur vem avançando na atividade, com a participação em eventos do setor, criação de novos produtos turísticos, a exemplo do Salão Baiano de Turismo e o São João da Bahia, além de ações de estímulo a novos segmentos, como o Turismo Étnico-afro e Religioso.

Na Setur, foram criados novos serviços para melhorar o receptivo turístico no Estado. O Disque Bahia Turismo, call center trilingue, com atendimento 24 horas, e o programa Guias e Monitores (atendimento presencial a turistas durante grandes eventos como o Carnaval) são exemplos de ações implantadas.

Com a visão de que o turismo é importante vetor na geração de emprego e renda para os baianos, a Secretaria atua na qualificação de profissionais e empresários de ramos associados ao setor e na orientação aos meios de hospedagem.

Para o desenvolvimento da atividade turística, a Secretaria de Turismo investe na captação de voos para ligar diversos destinos à Bahia, assim como para promover pontes internacionais com o Estado. Ainda neste âmbito, existe a captação de investimentos privados (instalação de hotéis, pousadas e resorts) e públicos, como o Prodetur Nacional, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2014, foi consolidada a Lei Estadual do Turismo, com a publicação de número 12.933, em 9 de janeiro. A legislação consolida a execução da Política Estadual de Turismo na Bahia. O objetivo é implementar mecanismos destinados ao planejamento, desenvolvimento, fiscalização e estímulo ao setor turístico, bem como disciplinar a prestação de serviços turísticos.

Bahiatursa – Instituída em 1968, a Empresa de Turismo da Bahia S.A. (Bahiatursa) foi ligada à antiga Secretaria dos Assuntos Municipais e Serviços Urbanos. Em 1971 passou a integrar a Secretaria da Indústria e Comércio, denominada Indústria, Comércio e Turismo, a partir de 1983. Em 1995, teve sua estrutura ligada à Secretaria da Cultura e Turismo. Com a criação da Secretaria de Turismo do Estado, a Bahiatursa ficou a ela subordinada.

Já em 2015, a Setur teve a Bahiatursa incorporada à sua estrutura direta. Antes empresa de economia mista, o órgão foi transformado em Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, com a finalidade de gerenciar e executar a Política de Fomento e Desenvolvimento do Turismo, bem como a promoção de eventos turísticos, no âmbito estadual.

Recomendar esta página via e-mail: