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Carnaval

07/02/2016 16:02

Profissionais do Projeto Guias e Monitores atendem turistas em até oito línguas diferentes

 

Com 240 profissionais em pontos estratégicos da cidade, o Projeto Guias e Monitores do Carnaval, da Secretaria do Turismo do Estado, é conhecido pelo caráter poliglota dos seus atendentes. Com o call center Disque Bahia Turismo não é diferente. Além dos tradicionais inglês, espanhol, francês e italiano, é possível também encontrar pessoas que falem línguas que estão fora das convencionais.

É o caso de Márcio Santos e Ícaro Costa, funcionários da Secretaria do Turismo do Estado, que estão atuando no receptivo dos visitantes durante o Carnaval. Cada um deles fala em média oito idiomas, com destaque para línguas como russo, japonês, mandarim, grego, hebraico e árabe.

Ícaro conta que já utilizou algumas das línguas diferenciadas durante a folia deste ano. Embora os atendimentos nesses idiomas incomuns não sejam um grande percentual entre as mais de 40 mil pessoas atendidas desde a última quinta-feira, o monitor reconhece que é importante. “Os turistas vêm preparados para um atendimento feito em inglês e quando eu falo em hebraico ou russo, por exemplo, eles ficam maravilhados. Isso tem acontecido com os israelenses que encontro”, disse.

Márcio Santos, que é um apaixonado por idiomas estrangeiros, é também um autodidata. Formado em Letras com Inglês, ele sempre utilizou a tecnologia como aliada. “Sempre procuro grupos de Whatsapp, Skype e sites internacionais de bate-papo para praticar”, afirmou.

Santos também disse que o Carnaval representa uma importante oportunidade para colocar os idiomas em dia juntamente com os nativos.

Balanço - Em quatro dias de trabalho, os guias e monitores do Carnaval já atenderam 40 mil pessoas, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano passado. A maior parte dos atendimentos realizados pelos guias e monitores foi feito em português: 34.925. Demandas em espanhol 3057 e inglês 2145 ficam também em destaque. Os brasileiros foram os que mais procuraram por informações nos três primeiros dias de Carnaval com 83,8% atendimentos. Os baianos ocupam a primeira colocação (42,9%), seguidos de paulistas (16,1%) e cariocas (6,5%) e mineiros (4,1%).

 

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