31/03/2016 10:03

Gestores e técnicos municipais de turismo participam de Oficina de Produção Associada

Até esta sexta-feira (1°/4), representantes de municípios turísticos participam da Oficina de Produção Associada ao Turismo. Realizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a iniciativa tem o objetivo de capacitar gestores e técnicos municipais de turismo para que se tornem multiplicadores e fomentadores da produção associada em seus municípios. O incentivo é fazer com que a produção local, de alimentos a artesanato, seja absorvida pela atividade turística em hotéis, bares, restaurantes e lojas, por exemplo.

A oficina acontece na sede da Setur, em Salvador, e tem a meta de capacitar gestores e técnicos de 154 municípios do Estado em próximas oficinas. As aulas seguem a metodologia baseada no Manual da Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  A ideia é buscar a integração de manifestações culturais, artesanato e produtos agropecuários com a cadeia produtiva do turismo.

Durante a oficina, será feito o repasse da metodologia que abrange as etapas de conceituação, agregação de valor ao produto turístico, elaboração de um catálogo dos produtos associados ao turismo, além do acompanhamento continuado das atividades.

A programação consta de atividades pela manhã e à tarde. Nesta quinta-feira (31/3), haverá espaço para uma atividade prática, na qual os participantes, em grupo, vão propor estratégia de inserção da produção artesanal, agropecuária, cultural e gastronômica de um município na produção associada ao turismo. Ainda como parte das atividades práticas, na sexta-feira (1°/4), acontece uma visita técnica ao Centro de Formação Artesanal do Senac, no Pelourinho.

Na quarta (30/3), os participantes assistiram a uma apresentação sobre Integração Econômica, Produção Associada ao Turismo e Ações da Setur. Também foi apresentada a pesquisa de caracterização da produção associada ao turismo nos municípios turísticos participantes da oficina. À tarde, foram abordados, dentre outros assuntos, manifestações culturais, artesanato e produtos agropecuários.

Participam da oficina representantes dos municípios de Mata de São João, Itacaré, Cravolândia, Palmeiras, Santa Brígida, Sobradinho, Santa Bárbara, Santa Maria da Vitória e Cairu.