Turismo Étnico-afro

17/03/2017 11:03

Setur qualifica serviços turísticos para a Festa do Bembé

Empresários e trabalhadores do setor de Turismo, participantes de grupos culturais e o povo de santo dos terreiros de candomblé de Santo Amaro participam, a partir de hoje (17), de uma série de cursos voltados para a qualidade dos serviços turísticos do município. A ação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) visa especialmente ao período da tradicional festa do Bembé do Mercado, realizada de 10 a 14 de maio.

O ciclo de qualificação começa nesta sexta-feira, com a realização do seminário “Tecendo a Rede do Turismo Étnico-afro”. A programação inclui uma conversa sobre noções e experiências do turismo étnico-afro e a adesão à rede que visa potencializar a cadeia produtiva do turismo nos terreiros de candomblé e entidades culturais. O encontro prevê ainda a apresentação de um planejamento para o desenvolvimento do turismo na festa do Bembé do Mercado.

Calendário de qualificação – A programação de cursos oferecidos pela Setur em Santo Amaro segue de 30 de março a 19 de abril e tem mais de 200 vagas. As aulas serão ministradas por técnicos da Setur, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). As inscrições serão realizadas a partir de segunda-feira (20/03), na Secretaria de Cultura de Santo Amaro, das 8h às 14h. Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos e apresentar a carteira de identidade.

Ao todo, sete temas serão abordados: Produção Associada ao Turismo (30/03); Empreendedorismo Étnico (30/03); Qualidade no Atendimento ao Turista (05/04); Educação Patrimonial (05/04); Noções Conceituais de Turismo (12/04); Etno-desenvolvimento (12/04); e Turismo e Cidadania (19/04). Os locais das aulas estão sendo definidos juntamente com a prefeitura municipal, parceira da Setur nesta iniciativa.

Também com a finalidade de promover a qualidade dos serviços turísticos em Santo Amaro, nesta segunda e terça-feira (20 e 21/03), hotéis, pousadas, agências de receptivo e outras empresas de turismo passarão por vistorias que vão verificar a qualidade dos empreendimentos.

Saiba mais sobre a festa – O Bembé do Mercado comemora a libertação, em 1888, dos negros escravizados. Conta com celebrações do candomblé em plena rua e reafirma a cultura de origem africana, muito forte na Bahia, especialmente no Recôncavo. A manifestação popular tem o título de patrimônio imaterial da Bahia, concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e reúne apresentações de manifestações culturais, como samba de roda, além de celebrações típicas das religiões de matriz africana.

Repórter: Ana Paula Cabral