19/04/2017 14:04

Setur conclui qualificação dos serviços turísticos em Santo Amaro

A relação entre turismo e cidadania é tema de palestra realizada pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), em Santo Amaro (70 quilômetros de Salvador), nesta quarta-feira (19). O curso finaliza o ciclo de qualificações preparatórias para a festa do Bembé do Mercado, a ser realizada de 10 a 14 de maio.

Trabalhadores e empresários do setor de turismo, representantes de grupos culturais, artesãos, baianas do acarajé e o povo de santo dos terreiros da cidade reúnem-se na Escola Polivalente de Santo Amaro. Dentre os tópicos abordados durante a aula está o Código de Ética Internacional para o Turismo.

O programa de qualificação realizado pela Setur em Santo Amaro teve início com o seminário de Turismo Étnico-afro, em março. Desde então, mais de 400 pessoas foram qualificadas em sete temas, dentre eles Qualidade no Atendimento ao Turista; Educação Patrimonial; Noções Conceituais de Turismo; e Etno-desenvolvimento.

Os cursos foram realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Também visando à qualidade dos serviços oferecidos aos turistas que visitam a Bahia, 13 empresas de turismo do município, como hotéis, pousadas, agências de turismo, foram visitadas por técnicos da Setur, durante o mês de março. A ação estimulou a regularização junto ao Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Festa – O Bembé do Mercado, Patrimônio Imaterial da Bahia, título concedido pelo Ipac, comemora a libertação, em 1888, dos negros escravizados. Conta com celebrações do candomblé em plena rua e reafirma a cultura de origem africana, muito forte na Bahia, especialmente no Recôncavo. A manifestação popular é um dos atrativos do turismo étnico-afro na Bahia e reúne apresentações de manifestações culturais, como samba de roda, além de celebrações típicas das religiões de matriz africana.

Repórter: Ana Paula Cabral