• banner gov

Notícias

10/02/2018 21:02

Saída do cortejo do Ilê Aiyê emociona baianos e turistas

A percussão do Ilê Aiyê encheu de ritmo e alegria a mais famosa Ladeira do Curuzu, na noite deste sábado (10), na capital baiana. Milhares de pessoas, autoridades e convidados se reuniram para assistir à cerimônia que antecede a saída do cortejo do bloco afro em direção ao Campo Grande, com o tema "Mandela - A azania celebra o centenário do seu Madiba", em homenagem a Nelson Mandela.

 

Mais antigo bloco afro do Brasil, o Ilê construiu uma história de afirmação étnica que se multiplicou, consolidando um protagonismo que valoriza o Carnaval da Bahia.

 

O Olodum, Muzenza e Cortejo Afro, entre outros blocos, atuam na mesma vertente sociocultural com resultados extraordinários. Este é um dos grandes diferenciais do Carnaval baiano e os blocos afros são reconhecidos e têm o apoio do governo estadual com o projeto Carnaval Ouro Negro.

 

Carnaval de paz 

 

Como manda a tradição, a cerimônia religiosa que precede a saída do Ilê Aiyê teve início por volta das 22 horas, reverenciando os orixás e pedindo a abertura de caminhos para um Carnaval de paz. A singularidade do ritual emocionou baianos e turistas.

 

Vindas do Rio de Janeiro, Fabiana Scarpa, de 20 anos; Ilana Balassiano, de 19 anos; e Clara Fiorote, de 20 anos, são algumas das visitantes que falaram da emoção vivida ali. "Inesquecível", resumiu Fabiana.

 

 

Texto: Lenilde Pacheco e Eduardo Bastos



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.