• 5,6 Milhões de Turistas
  • RH Bahia

Notícias

10/05/2018 17:05

Diretor da Air Europa é homenageado com título de Cidadão Baiano


Um dos promotores do turismo da Bahia, o diretor da Air Europa no Brasil, Enrique Martín-Ambrósio, foi homenageado com o título de Cidadão Baiano nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa, do deputado Rosemberg Pinto (PT), teve indicação do secretário estadual do Turismo, José Alves, que representou o governador Rui Costa na sessão especial.

 

"Estamos homenageando um embaixador da Bahia na Europa", afirmou José Alves. "Enrique Martín-Ambrósio traz turistas e também patrocina artistas e eventos como a Noite da Beleza Negra, Carnaval e a Lavagem de La Madeleine, que transforma um trecho de Paris na Bahia", acrescentou.

 

Graduado em turismo, Enrique Martín-Ambrósio morou em países como França, Grécia, Estados Unidos e Tailândia.  Designado para dirigir a Air Europa no Brasil, escolheu morar em Salvador (desde 2013), quando normalmente dirigentes de companhias aéreas iam para o eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Desde então, vem colaborando para o desenvolvimento do turismo da Bahia, conectando o Estado via aérea com países da Europa e da América Latina.

 

"Ele trouxe o hub da Air Europa para Salvador, numa época que era muito disputado por outros estados do Nordeste, e queria que todos os voos, de países como Chile e Colômbia, passassem por aqui", afirmou o vice-presidente da agência de viagens CVC, Valter Patriani, que veio de São Paulo para a homenagem.

 

Ambrósio é também um grande incentivador da cultura e da música da 'terra do axé'. Patrocinou artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Olodum e Timbalada, dentre outros. Em 2017, foi condecorado pelo rei da Espanha como Oficial da Ordem do Mérito Espanhola por contribuir para o fortalecimento das relações entre seu país e o Brasil. "É um orgulho muito grande este título de Cidadão Baiano, depois de quatro anos morando aqui", agradeceu Ambrósio.

 

Além de José Alves e Valter Patriani, participaram da mesa para a homenagem a secretária estadual de Cultura, Arany Santana; a diretora geral da Fundação Cultural, Renata Dias; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - Abav-Ba, Ângela Carvalho; o representante do cônsul da Espanha na Bahia, Manuel Sierra Fernández de Prada; e o presidente da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, Santiago Coelho Rodriguez Campo. Artistas e representantes do trade turístico também compareceram à homenagem no plenário da Alba.

 

A Air Europa mantém três frequências semanais de Madri para Salvador. Só em 2017, a empresa transportou cerca de 260 mil passageiros entre o Brasil e a Europa.

 

Repórter: Eduardo Bastos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.