19/03/2019 16:03

Setur promove oficinas para fortalecer Conselhos Municipais do Turismo

Com o objetivo de fortalecer a gestão municipal do turismo na Baía de Todos-os-Santos, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur-Ba) realiza a série de oficinas “Fortalecendo o Comtur”, para 15 municípios. Nesta quarta-feira (20), a iniciativa chega a Saubara, das 8h às 13h30, no Centro Paroquial Santa Luzia, com representantes também dos municípios de Cachoeira, Muritiba, Maragojipe, São Félix e Santo Amaro.

A proposta é aperfeiçoar a capacidade de administração pública para gerir as atividades relacionadas ao turismo, priorizando o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) que estão ainda inoperantes ou com dificuldades de operação. O papel e a importância desses conselhos para a gestão do turismo ganham destaque nesta fase de oficinas.

O projeto está alinhado com as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, responsável pela roteirização do turismo náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos. As explanações são feitas por técnicos da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur.

Na sexta-feira (22), a oficina “Fortalecendo o Comtur” será realizada na Câmara dos Vereadores de Salinas da Margarida, das 8h às 13h30, com representantes também de Itaparica e Vera Cruz. A última da série será no dia 25, na Câmara dos Vereadores de Simões Filho, das 13h30 às 18h30, reunindo também representantes de Candeias, Madre de Deus, Salvador e São Francisco do Conde.

A programação das oficinas teve início na segunda-feira (18), em Aratuípe, com participantes dos municípios de Jaguaripe, Muniz Ferreira e Nazaré. Salvador, Itaparica e Vera Cruz participam destes eventos apenas como convidados, para transmitir experiências no Comtur, uma vez que já possuem ações de fortalecimento de seus conselhos em outros projetos.

Comtur – O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo e de assessoramento do poder executivo municipal que tem, entre os objetivos, propor medidas para o desenvolvimento da atividade turística no município.

Entre suas atribuições está a aprovação do plano de desenvolvimento turístico; o estabelecimento de prioridades na aplicação de recursos e o acompanhamento de projetos para verba estadual e a avaliação de resultados.

Repórter: Eduardo Bastos