22/05/2019 16:05

São Francisco do Conde quer elevar qualidade dos serviços turísticos

Ações voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços turísticos oferecidos na cidade de São Francisco do Conde foram discutidas na noite desta terça-feira (21), em Salvador. Durante encontro com o secretário estadual Fausto Franco, a secretária municipal Ússula Pinto falou sobre iniciativas para fomentar o turismo na região.

O trabalho de conscientização dos empresários em relação à importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) foi um dos temas discutidos. Na oportunidade, Ússula pediu a realização de eventos para estimular o credenciamento das empresas de São Francisco do Conde. Na Bahia, o Cadastur fica sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

Para a secretária municipal, combater a informalidade e incentivar as empresas a integrar o Cadastur são passos importantes para desenvolver o turismo em São Francisco do Conde. O Cadastur proporciona mais segurança ao  visitante, que terá a garantia da qualidade do serviço contratado. O cadastro é obrigatório para diversos segmentos, a exemplo de meios de hospedagem, agências e guias.

Prodetur - Incluída no escopo do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Baía de Todos-os-Santos, São Francisco do Conde está contemplada em uma série de ações, dentre elas, o estudo para apontar as causas da informalidade no setor turístico e alternativas para regularização dos empreendimentos e serviços.

Dentre as ações do Prodetur no município estão também sinalização turística, qualificação da mão de obra para náutica e fortalecimento da produção associada ao turismo como alternativa para geração de renda na comunidade.

Segundo o secretário Fausto Franco, o turismo náutico deverá estimular a economia de São Francisco do Conde, que também oferece belas paisagens naturais e atrativos históricos e culturais, como o Engenho D' Água e a ilha de Cajaíba -cenário para a novela Velho Chico.

Promoção - Maior promoção de São Francisco do Conde como destino turístico baiano objetivando incremento do fluxo de visitantes na cidade foi o pedido da secretária de Comunicação, Vanessa Dantas. O superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e o diretor de Regulação e Certificação, Divaldo Borges, estiveram presentes ao encontro.

Repórter: Ana Paula Cabral