• banner gov

Notícias

13/09/2019 15:09

Agenda conjunta de secretários na Chapada Diamantina tem bons resultados


O grupo de secretários de Estado que visitam a Chapada Diamantina com o objetivo de realizar um diagnóstico e avaliar ações que podem ser desenvolvidas em conjunto para impulsionar o turismo e alavancar a economia da região já passou por Lençóis, Mucugê, Igatu, Utinga, Andaraí e Ituaçu, nesta quinta e sexta-feira (12 e13).

E potencial turístico não falta na região. Em Ituaçu, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, conheceu os atrativos locais e conversou com representantes do setor sobre projetos para o desenvolvimento da atividade na região. Na passagem pela cidade, o secretário visitou a Gruta da Mangabeira, grande rota do Turismo Religioso, e o Pico do Urubu, mirante recém-inaugurado, com 534 metros de altura.

“É incrível o potencial que temos aqui, uma região rica em grutas, cachoeiras, propícia à prática de várias modalidades de turismo, como o Ecoturismo, o Turismo de Aventuras e o Turismo Religioso,que é o grande forte”, disse Fausto Franco.

Em Mucugê, dentre outras localidades, a equipe esteve na Fazenda Progresso, onde está sendo implantada uma vinícola que deverá se transformar em grande polo do Enoturismo, com a construção de um hotel e infraestrutura para receber turistas.

"Nossa ideia é fazer uma integração entre e Ecologia, Agronomia e Enoturismo, para que as pessoas possam conhecer a essência da produção do nosso vinho", explicou Fabiano Borré, filho do proprietário Ivo Borré. Será também a única empresa do mundo a produzir vinho e café, graças às condições climáticas da região.

A previsão é que a obra da vinícola seja concluída em agosto de 2020 e que o vinho seja lançado em janeiro de 2021.

Responsável pela criação do vinho da fazenda, o enólogo Marcelo Petroli afirma que será produzida uma grande variedade de tipos de vinho, tanto brancos quanto tintos.

"Temos aqui na Chapada condições climáticas diferentes de todo o Brasil, que nos permitem produzir um vinho de alta qualidade", afirmou, durante degustação promovida na fazenda.

Para o secretário Fausto Franco, a implantação de um polo de Enoturismo será um motivo a mais para visitar a Chapada Diamantina.

 "Esta região, que já tem grandes atrativos, deverá atrair muita gente interessada em conhecer a cultura no vinho, hospedando-se em hotel e dispondo de um roteiro que permitirá conhecer as diversas fases de sua produção", afirmou.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.