17/11/2020 10:11

Secretário fala sobre perspectivas para o turismo em seminário da Uneb

As perspectivas para o setor turístico na retomada pós-pandemia foram abordadas pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, em palestra de abertura do seminário "A Retomada do Turismo na Bahia", na tarde desta segunda-feira (16). Promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o evento online teve como tema nesta primeira rodada "Cenários e Perspectivas da Hotelaria Baiana".

Depois de fazer uma retrospectiva das ações do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo da Bahia para apoiar o setor durante a pandemia, Fausto Franco destacou
 negociações que vêm sendo feitas para a retomada. Entre elas estão os constantes diálogos com as companhias aéreas para incrementar a reposição de voos para a Bahia.
"A aviação hoje é o grande gargalo para a retomada, mas no ano passado o Governo do Estado fez o acordo do ICMS com as companhias e estamos conversando com a Gol para que a partir de janeiro tenhamos um hub da empresa na Bahia", afirmou.

A aposta é o turismo regional e, segundo o secretário, o grande movimento durante os recentes feriados nas principais zonas turísticas baianas é um exemplo desta tendência.
Fausto Franco citou também os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura que contribuem para consolidar o turismo regional, como a Ponte Salvador-Itaparica. "É uma obra que diminuirá a distância entre  Salvador e as regiões Oeste, Sul e Baixo Sul, beneficiando o turismo e a economia".

Uma nova rota aérea ligando Salvador à região de Morro de São Paulo; as obras de infraestrutura náutica do Prodetur na Baía de Todos-os-Santos;  o afundamento assistido do ferry Agenor Gordilho no próximo final de semana e os novos empreendimentos hoteleiros no Litoral Norte foram outros exemplos de ações para dinamizar o turismo na retomada citados pelo secretário.

O seminário contou também com palestras das professoras Sofia Souza e Maria Beatriz Nuñez e do presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sílvio Pessoa.
Houve ainda as participações do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, e da pro-reitora de Extensão, Adriana Mármore, entre outros.

A mediação foi de Emília Salvador, professora do curso de Turismo e Hotelaria da Uneb.