• banner gov

Notícias

29/11/2020 12:11

Missa no Pelourinho homenageia baianas de acarajé



Uma missa em homenagem ao Dia das Baianas de Acarajé foi celebrada na manhã deste domingo (29), na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho). A data da categoria é comemorada no dia 25 de novembro, mas o evento religioso foi transferido este ano por causa da pandemia.

“Normalmente um número grande de baianas vem a esta missa, mas, para evitar aglomerações, resolvemos transferir o dia e limitar a participação a apenas 20”, explicou a coordenadora nacional da Associação das Baianas de Acarajé - Abam, Rita Santos. As selecionadas participam de uma oficina de capacitação em redes sociais.

Presente à celebração como convidado, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lembrou o papel que as baianas representam na promoção do destino Bahia. “A baiana de acarajé é um grande símbolo do nosso estado e em todas as feiras e salões de turismo que participamos nós as levamos como uma imagem da simpatia e acolhimento do nosso povo. Elas são sempre um sucesso nestes eventos”, disse ele.

O sincretismo entre catolicismo e tradições religiosas de origem africana, uma característica das celebrações na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, atrai turistas do mundo inteiro. É o caso dos gaúchos de Passo Fundo, Guilherme Lima Monteiro e Alisson Michelon, que visitavam Salvador pela primeira vez.

“Eu sou católico e o Alisson é de religião africana, então viemos assistir à missa porque achamos que isto vai unir um pouco as nossas religiões”, explicou Guilherme.

A celebração foi marcada ainda pelo batismo de uma criança pelo padre celebrante Rafael Mutemba. Além das baianas, integrantes do terreiro Bate Folha foram homenageados.
Por causa da pandemia, a tradicional missa de Santa Bárbara, celebrada no dia 4 de dezembro no largo do Pelourinho, este ano será dentro da própria igreja e restrita a participantes que já estão pré-agendados. O tríduo será celebrado nos dia 1º, 2 e 3 de dezembro, às 17 horas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.