• banner gov

Notícias

06/01/2021 14:01

Governo do Estado licita 2ª etapa de requalificação da Feira de São Joaquim

O Governo do Estado publicou na edição desta quarta-feira (06) do Diário Oficial, a licitação para mais uma etapa de requalificação da mais tradicional feira de Salvador: São Joaquim, que recebeu as visitas do secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo, Benedito Braga, e do presidente da CONDER, Sérgio Silva, nesta terça-feira. O local será reestruturado para garantir aos feirantes e clientes conforto, higiene e segurança com um investimento de R$28 milhões, viabilizado em parceria com o Governo Federal (Ministério do Turismo).

Iniciado o processo licitatório, a previsão é de que a obra comece ainda nos primeiros meses deste ano (2021). Um grupo de trabalho formado pelas Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Urbano, além da CONDER, vai cooperar para garantir o bom andamento dos serviços e a relação com os feirantes. “Reforçamos o time do Governo do Estado para dar celeridade e minimizar os transtornos na obra da Feira de São Joaquim, um local importante não só para a geração de renda, mas também para a cultura baiana”, comenta o diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística da CONDER, José Luiz Costa.

Está prevista no projeto a construção de uma nova estrutura com padrão construtivo formado por galpões para o comércio de produtos variados, estacionamento e uma via perimetral com calçadão na borda da Baía de Todos os Santos. Ao todo serão mais de 9 mil metros quadrados de área requalificada, partindo da área já reformada pela CONDER em direção ao ferry boat. “Nossa prioridade é requalificar a Feira de São Joaquim oferecendo infraestrutura, segurança, bem-estar e conforto para clientes, feirantes e turistas. Por isso, a intervenção conta com pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário, instalação elétrica, sistema de combate a incêndio, entre outras melhorias”, destacou Pelegrino.

Para Benedito Braga, chefe de gabinete da Setur, a requalificação vai fomentar a visitação turística à feira, oferecendo um local mais organizado e com capacidade para receber melhor. “São Joaquim oferece ao turista que visita a nossa cidade uma amostra significativa da cultura e tradição baianas. É possível encontrar desde a gastronomia típica a artesanato e artigos religiosos, além de conhecer o modo de viver dos baianos”, explica.

Galpão de Água de Meninos

Enquanto as obras acontecem, a maior feira de Salvador não pode parar. Por isso, o Governo do Estado está construindo o Galpão Água de Meninos para receber temporariamente os permissionários beneficiados pela requalificação.  A solução provisória vai mantê-los em atividade no período de obras, garantindo a manutenção de renda. A construção acontece em área contígua ao pátio de carga e descarga da feira, próximo ao ferry boat.

A estrutura provisória deve ser concluída no primeiro trimestre de 2021, quando os permissionários serão realocados para o local. A obra do galpão tem investimento de R$4 milhões do Governo do Estado e prevê também a ampliação da via de acesso ao ferry boat, que passará a contar com duas faixas a mais, contribuindo para organizar a fila de carros do terminal. 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.