11/02/2021 09:02

Esplanada investe no potencial turístico de sua região

Lideranças do município de Esplanada, na Costa dos Coqueiros, se reuniram na tarde desta quarta-feira (10) com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, para tratar de ações que possam melhor estruturar as possibilidades turísticas da região.  Situado na Costa dos Coqueiros, o local é rico em belezas naturais, com praias, cachoeira, rios e lagoas, e investe na consolidação de segmentos do turismo, como o náutico, o religioso e o ecoturismo.

Entre as demandas apresentadas pelo prefeito do município, José Naudinho Alves, e sua equipe estão a requalificação de equipamentos, a recuperação e preservação do patrimônio cultural, a qualificação profissional e a criação de novos roteiros turísticos. “Possuímos uma vocação turística grande, com as belezas naturais de Baixios, uma estátua de Cristo que é uma das maiores do Nordeste, a Igreja de São Francisco, um convento e um museu arqueológico tombado pelo Iphan”, descreveu o prefeito.

O secretário Fausto Franco elogiou o empreendimento privado Prima, com a construção por uma empresa espanhola de um grande condomínio na região. “É uma iniciativa de fato arrojada e não tenho dúvidas que dará um grande impulso ao turismo na Costa dos Coqueiros”, afirmou.

Esplanada é berço de tradições culturais como reisados, ternos de reis e o São João. A Festa de Reis do Timbó é uma das mais importantes da região. O município vai outorgar o título de Patrimônio Artístico-Cultural Vivo a dois grandes expoentes de sua cultura, que são a cantora Maria Creuza e o poeta José Carlos Capinan.

Participaram também da reunião, na sede da Secretaria de Turismo do Estado – Setur-BA, o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Pimenta,  e o assessor de Planejamento, Lúcio Flávio, do município de Esplanada, e o prefeito Branco Sales, de Cardeal da Silva, cidade limítrofe e parceira, unidas em torno do fomento ao turismo. Da Setur participou também a diretora de Planejamento Turístico, Giulliana Brito.