07/07/2021 09:07

Estado e município buscam alinhamento na promoção turística da capital baiana

Os secretários estaduais Maurício Bacelar, do Turismo, e Arany Santana, da Cultura, se reuniram com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Fábio Mota, nesta terça-feira (6), na Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Desdobramento de um primeiro encontro mantido na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Centro Histórico, a reunião teve como objetivo buscar a transversalidade de ações entre as instâncias estaduais e municipais com vistas à potencialização do destino Salvador.

Na ocasião, foi apresentado pela coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur Salvador, Simone Costa, o Plano do Turismo Étnico-Afro, que visa fortalecer a cultura identitária da cidade como capital afro do Brasil. O projeto inclui ações como a criação de novos roteiros de viés afro e a valorização do ofício das baianas de acarajé.

Por sua vez, o diretor de Turismo da Secult Salvador, Antônio Barreto Júnior, apresentou o Plano Estratégico de Marketing Turístico de Salvador, que tem entre os objetivos aumentar a relevância do destino Salvador no mundo e potencializar a capital baiana como cidade pioneira como Destino Turístico Inteligente do Brasil.

"Não temos como realizar estes projetos sem buscar a transversalidade com o estado, por isso fizemos questão de fazer esta apresentação, para que possamos dialogar nas esferas municipal, estadual e também federal em busca de ações práticas", afirmou Fábio Mota.

Para Maurício Bacelar, o novo encontro foi mais um passo importante no entrosamento entre estado e município para o desenvolvimento do turismo da Bahia. "Estamos também abertos para trabalharmos juntos, entendendo Salvador como parte da Bahia, que gera emprego e renda, e vamos procurar nos integrar nestas ações", afirmou o secretário.

Bacelar lembrou que a Setur desenvolve o Prodetur Nacional Bahia, que pode muito contribuir para a integração nas ações de incremento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos os Santos.

A secretária Arany Santana também aplaudiu a iniciativa de conjugar esforços para promover a cultura e o turismo da Bahia. "Fico muito contente com este momento que estamos vivendo, de integração entre município e estado e, sobretudo, com o projeto de valorização do afro, para mostrar a verdadeira identidade que Salvador tem", disse.