08/07/2021 18:07

Prado anuncia programação de aniversário e investe no fortalecimento do turismo

O município de Prado vai realizar uma programação especial para comemorar seu aniversário no dia 2 de agosto. As atividades incluem criações de dança e música contemporânea e projeção mapeada em prédio. O anúncio foi feito durante visita do prefeito Gilvan Santos ao secretário Maurício Bacelar, nesta quinta-feira (8), na Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Segundo a secretária de Turismo do município, Iracema Ribeiro, a pandemia acabou favorecendo de alguma forma o turismo na região, pois o fluxo deixou de concentrar-se em épocas específicas para se dividir ao longo do ano, com visitantes que procuram a segurança do contato com a natureza.

"Estamos mantendo os protocolos, com barreiras educativas, equipes acompanhando os casos e as exigências das normas que todo mundo já conhece, como uso de máscara e álcool gel, então a situação lá está bem controlada", disse o prefeito Gilvan Santos.

Também foram apresentados projetos e demandas para o desenvolvimento do turismo na região. Entre eles, a criação de um calendário de eventos, a realização de um festival gastronômico, transferindo a data para o período entre 30 de outubro e 16 de novembro, e o desenvolvimento de novos roteiros, como a pesca esportiva.

O secretário Maurício Bacelar mencionou a tendência atual, surgida com a pandemia, de cidades-escritórios em municípios com atrativos naturais, como é o caso de Prado, e sugeriu a criação de um calendário de eventos para driblar a sazonalidade. "É importante dividir eventos como o Festival da Cachaça ao longo do ano para manter sempre uma atração para os visitantes", afirmou.

O deputado federal Valmir Assunção acrescentou à lista de demandas a construção de uma estrada ligando os distritos de Corumbau e Caraíva para fortalecer o turismo na região.  "Temos uma expectativa grande com este programa de turismo que está sendo implementado na Bahia, por isto queremos esta parceria com o secretário, pois fortalecer o turismo em Prado significa gerar riqueza e renda para a população", disse.

Para a secretária Iracema Ribeiro a reunião foi importante para  alinhar as estratégias do município e do estado para o turismo. “Agora vamos fazer o dever de casa para organizar e encaminhar estas demandas”, afirmou.

Também participou da reunião o assessor de Planejamento e Gestão da Setur, Magno Lavigne.