• Setur

Notícias

23/11/2022 10:11

Turismo da Bahia recupera empregos perdidos na pandemia; setor mantém crescimento

Os postos de trabalho em atividades turísticas perdidos na Bahia, durante a pandemia da Covid-19, foram recuperados, no saldo acumulado de janeiro de 2021 a setembro de 2022. No período, houve a geração de 20 mil empregos, superando a quantidade de vagas perdidas em 2020, que foi de 19.032. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O resultado demonstra que as empresas estão contratando mão de obra para atender à demanda crescente no mercado. 

 

Segundo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, o quadro é reflexo das ações do Governo do Estado para reduzir os impactos da pandemia no setor. "Implementamos o plano estratégico 'Viva Turismo Bahia', que executou obras de infraestrutura,  promoveu destinos e capacitou e qualificou gestores públicos, empresários e trabalhadores, além da prospecção de novos voos e apoio a eventos. O estado se preparou para restabelecer as atividades turísticas, e o resultado é este, com índices que superam o momento pré-pandêmico".

 


Os indicadores de desempenho levantados pela Setur-BA, no acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, confirmam o crescimento do turismo baiano. Houve aumento no número de passageiros na rodoviária de Salvador (99,3%); na circulação nos aeroportos do estado (30%); no fluxo do sistema ferry-boat (22,6%); na média mensal da ocupação hoteleira na capital (13,3%); e no movimento nas travessias de Salvador para Mar Grande (16%) e Morro de São Paulo (24%).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.