• banner gov

Notícias

19/02/2023 16:02

Pesquisa da Setur-BA identifica perfil do turista que procura a Bahia no Carnaval

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realiza no Carnaval a pesquisa de caracterização e avaliação de serviços com os visitantes que escolheram a Bahia como destino durante a folia. Serão entrevistadas 2.250 pessoas em Salvador, Porto Seguro, Mata de São João (Praia do Forte) e Camaçari (Guarajuba e Arembepe).

 

O objetivo é identificar o perfil do visitante e o nível de satisfação com os serviços, equipamentos e atrativos turísticos.  A coleta de dados está sendo realizada por 32 pesquisadores, incluindo bilíngues em inglês e espanhol, com uso de smartphones. Nas abordagens, eles buscam informações sobre a origem do turista, gênero, motivo da viagem, consumo e tempo de permanência no destino.

 

Em Salvador, os pesquisadores conversaram com as amigas cariocas Juliana Silva e Renata Sardenberg, que estão hospedadas em um hostel, na Barra. Elas destacaram a organização do Carnaval. "Vi muito policiamento e está tudo muito organizado. Até agora, a festa está superando as minhas expectativas", elogiou Juliana.

 

Em seu primeiro Carnaval na capital baiana, o cearense Romário Pontes alugou um apartamento em Ondina para curtir a festa com os amigos. Ele avaliou a pesquisa como positiva. "Eu acho a iniciativa muito boa. Primeiro, porque é importante ter um termômetro do andamento da festa. Além disso, a pesquisa contribui para que, futuramente, o Carnaval possa melhorar ainda mais".

 

Em Praia do Forte, no município de Mata de São João, os pesquisadores abordaram a paulista Patrícia Pereira, que passará uma semana no local com mais cinco familiares, em um resort. Ela não poupou elogios ao passeio. "O que mais chamou a minha atenção foi a hospitalidade do povo baiano. De um a cinco, eu dou dez".

 

Ainda na localidade, o sergipano Waldoilson Leite disse na entrevista que veio em busca de tranquilidade no Carnaval. "Aqui tem um pouco de tudo. É tudo de bom, e tem policiamento ostensivo".

 

Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, "essa pesquisa será uma ferramenta importante para a implantação de políticas públicas no turismo, setor que está entre as prioridades do Governo da Bahia, como demonstram as ações assertivas durante o Carnaval".



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.