• banner gov

Notícias

15/03/2024 10:03

Bahia ganha fórum inter-religioso para desenvolvimento do turismo

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (14) oficializou a criação do Fórum Permanente Inter-Religioso de Turismo da Bahia. O grupo tem a coordenação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e é formado por representantes de instituições ligadas às igrejas católica e evangélicas, ao espiritismo, às religiões de matriz africana, além das universidades Federal e Estadual da Bahia (Ufba e Uneb) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba).

 

"O fórum vai funcionar como um instrumento de política pública voltada para o fortalecimento e sustentabilidade do turismo religioso, tendo como premissa o respeito às especificidades de cada religião. Será uma instância de debate, fortalecimento da fé e também de valorização do patrimônio histórico e cultural das religiões presentes na Bahia", explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. A estimativa da secretaria é que o estado receba, anualmente, 3,3 milhões de turistas interessados em experiências de fé, injetando R$ 4,3 bilhões na economia.

 

A Setur-BA deve impulsionar a promoção do turismo religioso na Bahia, dando visibilidade aos lugares sagrados e às tradições espirituais, contribuindo para preservá-los através de práticas voltadas para a sustentabilidade. Os integrantes do grupo vão auxiliar a secretaria na criação de novos roteiros turísticos. Também serão promovidas capacitações de profissionais que atuam no segmento e apoio a eventos, dentre outras ações.



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.